Sejam Bem Vindos!!!

Esse espaço surgiu para compartilharmos experiências e discutirmos sobre LTD (Linguagem e Tecnologia Digital). Educadores... participem deixando suas sugestões, manifestando sua opinião quanto ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino/aprendizagem de linguagem.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Iniciou a primeira turma do curso de LTD – Linguagem e Tecnologia Digital /NTM-Sinop


Na noite do dia 17 de maio iniciou na Escola Municipal de Educação Básica Basiliano do Carmo de Jesus a formação continuada em LTD – Linguagem e Tecnologia Digital oferecida pelo Núcleo Tecnológico Municipal Maria Tereza da Silveira Gava (NTM/Sinop) com parceria da SEDUC/CEFTE-MT (Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional de Mato Grosso) e PROINFO/MEC.

Esse curso será realizado em quatro unidades, cuja as mesmas trarão reflexões que abordem temas significativos para a prática pedagógica referente ao uso de projetos de aprendizagem, alfabetização e letramento digital, o hipertexto e os novos gêneros textuais oriundos com a propagação da Internet, a ética e autoria no ciberespaço, a questão do internetês e como o professor está abordando essa realidade em sala de aula; dentre algumas ferramentas digitais: espaços wikis, blog, webquest, uso de softwares para histórias em quadrinhos, mapas conceituais e outras que venham contribuir para o processo de ensino/aprendizagem de linguagem.

A primeira unidade intitulada “Construindo um novo processo de ensino/aprendizagem pautado em práticas diversificadas” objetiva trazer reflexões inerentes ao processo de ensino/aprendizagem, envolvendo práticas diversificadas para a construção de conhecimento com uso de projetos pedagógicos como fator relevante para o envolvimento do educando nas atividades desenvolvidas pela escola. Nessa unidade serão apresentadas propostas de uso de ferramentas digitais que propõem uma aprendizagem colaborativa entre os participantes envolvidos no processo pedagógico, no sentido de repensar as atuais práticas na busca de novos saberes.


Todos os encontros presenciais dessa turma acontecerão na Escola Municipal de Educação Básica Basiliano do Carmo de Jesus e as demais atividades serão realizadas via plataforma e-ProInfo. Esse encontro contou com uma fala do Prof. Coordenador do NTM/Sinop, Nilton Matsui e a formadora do curso Joana Rodrigues Moreira Leite fez uma apresentação inicial sobre “Os desafios do professor para aliar as tecnologias digitais na prática pedagógica”, contribuindo assim para que trouxesse alguns questionamentos e reflexões por parte de professores e gestores pedagógicos, houve também a apresentação do ambiente do curso, do blog do curso de LTD e iniciação às atividades na plataforma.
A formadora Joana Rodrigues Moreira Leite ficou muito satisfeita com a participação de boa parte dos professores e gestores da Escola Basiliano que estão participando dessa formação, além de contar também com a participação de mais alguns professores de escolas próximas, como: Escola Municipal de Educação Básica Meninos Jesus e Escola Municipal de Educação Básica Bom Jardim, contribuindo de maneira enriquecedora para discussões e reflexões referentes ao processo de ensino/aprendizagem de linguagem aliado ao uso de tecnologias digitais.
A próxima turma terá o primeiro encontro presencial no dia 24 de maio no NTM-Sinop em horário noturno, contemplando professores e gestores de várias escolas e creches da rede municipal de Sinop/MT. Nesse sentido a formadora do Curso de LTD deseja a todos os cursistas que iniciaram o curso e os que iniciarão nesta próxima turma prevista para o dia 24/05, um bom estudo e que continuem persistentes na busca de novos saberes.

Um comentário:

  1. PARABENS PROF. JOANA PELA INICIATIVA DO CURSO POIS É FUNDAMENTAL PARA NOSSA PRÁTICA NA SALA DE AULA.
    ALUNA KEILA

    ResponderExcluir