Sejam Bem Vindos!!!

Esse espaço surgiu para compartilharmos experiências e discutirmos sobre LTD (Linguagem e Tecnologia Digital). Educadores... participem deixando suas sugestões, manifestando sua opinião quanto ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino/aprendizagem de linguagem.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Facebook lança guia para educadores

 O Facebook lançou nesta semana um guia que pretende ajudar os professores do mundo todo a entender e aproveitar a mídia social na sala de aula. Para distribuir o Guia, e atender as dúvidas, sugestões e até interagir com os professores, foi criado um site, o Facebook for Educators (Facebook para Educadores). Neste site o material é disponibilizado gratuitamente para download.

O guia foi escrito pela especialista em educação Linda Fogg Phillips, pelo mestre Derek Baird e pelo doutor BJ Fogg. Eles acreditam que os professores estão reconhecendo que precisam ter um melhor entendimento sobre o Facebook e utilizá-lo de forma positiva e produtiva para apoiar a educação dos alunos do século 21.

Segundo matéria publicada no Terra / Notícias sobre a novidade, Linda afirma que o Facebook influencia todos os aspectos da sociedade e está mudando a maneira de se comunicar e interagir. “Os professores precisam conhecer e entender essa tecnologia para que sejam capazes de atender às necessidades educacionais dos alunos de hoje. Também precisam saber ensinar e estimular seus alunos a serem bons ‘cidadãos digitais’”, diz. Ela afirma ainda que os educadores podem utilizar a mídia social como forma de aprendizado em sala de aula. “Os professores que entendem que uma das ferramentas mais poderosas para o ensino é também um meio que promove o entusiasmo pelo aprendizado, têm grande capacidade de engajar seus alunos em uma experiência de aprendizado ativa.

A ferramenta foi desenvolvida para oferecer informações atualizadas sobre o Facebook, além de conteúdo sobre como utilizar a mídia como uma ferramenta de suporte para a educação. Sabendo utilizar corretamente o Facebook, o professor é capaz de articular discussões, apoiar causas, divulgar eventos, estimular a participaçao dos alunos e até a contribuição em escrita colaborativa, por exemplo.

Nós, que trabalhos com mídia e educação, com certeza apoiamos a iniciativa, o único problema é que, por enquanto, tanto o site quanto o Guia são apresentados exclusivamente em inglês. Mas, segundo o Facebook, em breve será traduzido para outros idiomas.

Enquanto isso não acontece, quem se interessar por cursos que ensinam a administrar o Facebook para seu uso na educação, fique atento que em breve terei novidades!

Fonte: Sala Aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário